quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Antes tarde do que nunca.

Híbrido? Onde?
   Ele chegou! Até que enfim chegou o Ônibus Híbrido aqui no Brasil, uma tecnologia que já é usada em países desenvolvidos. Ele está em fase de testes lá em Curitiba, e, se der certo, ele irá atuar também lá no Rio de Janeiro e São Paulo (ou seja, as grandes metrópoles).E, mesmo que seja um investimento caro, ele promete um grande benefício a curto e longo prazo.
   Em curto prazo porque ele é movido por diesel e por energia elétrica ao mesmo tempo, usando a energia elétrica para dar a partida e freiar e o diesel para continuar o percurso. Diminuindo, dessa maneira, o gasto com combustíveis, que além de serem mais caros não são renováveis. A economia em longo prazo vem da menor emissão de gases poluentes na atmosfera, pois, nas grandes cidades, os ônibus passam mais tempo parados num congestionamento do que em movimento, e o motor de um ônibus sem estar em movimento queima muito dióxido de cabono (gás poluente), ou seja, com um motor híbrido, que movimenta o motor do ônibus parado com a energia elétrica, essa quantidade de dióxido emitida pode ser 90% menor do que com um motor normal.
   O que falta agora é uma torcida para que esse novo projeto seja realmente efetivado, mas não só nas grandes cidades do Sul e Sudeste brasileiro como também em todas as grandes e médias cidades do país. Infelizmente, temos a consciência de que isso pode demorar um pouco para acontecer, porém, felizmente, pelo menos alguma coisa começou a ser feita, o que é bem melhor do que ficar de braços cruzados esperando um milagre.
A natureza agradece!


Nenhum comentário:

Postar um comentário