sexta-feira, 8 de outubro de 2010

E lá vem o segundo turno…

Devo admitir que nunca fui uma entusiasta pelo fato de votar: nunca me engagei em campanhas políticas, nunca coloquei um boton de nenhum candidato e muito menor dei um sorriso pra quem estava fazendo passeatas. E esse ano, em que votei pela primeira vez, não mudou minha opinião em nada. Tá, pra não dizer que não mudou em nada, eu admito: mudou pra pior.
Sabe aquela frase “Quando mais conheço os homens, mais gosto dos meu cachorros”? Pois bem, pra mim a frase “Quando mais estudo história, mais gosto de matemática” é perfeita. Por quê? Quando mais se olha para trás na história do Brasil, mais se vêem erros pela ótica política. É incrível ver como a elite consegue manipular a população e acabar com presidentes nacionalistas, como Vargas fora. Não se pode dizer que ele foi o “Pai dos Pobres” sem abrir algumas ressalvas, mas o fato é que houve grande investimento no país. Investimento que foi pelo ralo com o governo militar e políticas como “vamos deixar o bolo crescer para depois dividir”, baseadas principalmente em capital estrangeiro. O brasileiro entendeu que havia algo errado e lutou pelos seus direitos,  que faz pensar que ele finalmente tomou conciência política, certo?
Eis o candidato mais votado das eleições… Acho que não há comentários pra descrever a emoção do momento…
São muitos, MUITOS candidatos totalmente SEM noção. E sem nada a oferecer. Só aqui no estado, já houveram canditados “formidáveis”, que o diga quem se lembra: o carinha do Nó-Venta, O gordo da salada…
Sem contar os Jingles. Me diz, porque quase 90% dos jingles são forró?! Ou funk?! Ou o pior: versões de músicas internacionais…
 
Acho que vou vomitar…
Isso sem contar os candidatos a presidente. Alguém viu por aí alguma proposta deles? De um lado, fala-se do governo atual. Do outro, fala-se do governo bem feito num estado. No meio, linha de fogo com acusações (Nada como colocar um terrorismo no meio das coisas). E, como diria Suassuna, ao redor do buraco, tudo é bêra: os outros ficam a margem, sem aparecer nem em pesquisas… Tadinhos, acho que vou votar em um… Peraí, como era o nome dele mesmo? E o número? O quê?! Ele tá pra presidente MESMO!? Tô passada…
E ainda tem segundo turno. Mais alguns dias de propostas estruturadas, de canções de pura MPB, gente feliz, alegre, pois deve amar entrar de “regime”, porque mesmo sem ter o que comer em casa abre um baita sorriso pra uma passeata e bate no peito afirmando lealdade ao político… Alguém aqui falou em vassalagem e susserania? Ou disseram Pão e circo?
É… E lá vem o segundo turno… Nada como uma democracia em que é obrigatório você , por pura e espontânea PRESSÃO, votar. Contradições? Nenhuma, tão claro como 2 + 2 = 5. Não vejo a hora de voltar pra minha seção, munida de um papel de democracia, me espremer no meio de um monte de gente tão empolgada quanto eu e, suada, cansada, irritada e despenteada, digitar os numeroszinhos na maquininha, tudo bunitinho, fofinho e idiotinha… Muito idiotinha…

Nenhum comentário:

Postar um comentário