sábado, 2 de outubro de 2010

E temos a reforma ortografica...

O poderoso livrao...
Algumas palavras se acentuam, outras nao tem mais acento diferencial, outras terao sua pronuncia ou classe confundida... A nova reforma da ortografia foi bastante util para unificar e melhorar a vida dos falantes do portugues... Nao e mesmo?


Vamos do começo. Tiraram o acento das palavras como ideia, joia, heroico... Porque? Ele nao estava incomodando ninguem, alias, estava ali indicando um sinal de pronuncia... Quanta confusao nao acontecera agora devido a pronuncia de tais palavras? Quem garante que agora que uma palavra como joio se pronuncia joio mesmo ou joio? Sem contar no pobre do heroi, que quando faz um ato heroico, perde o acento... E eu pensando que so quem vai ao vento perde o acento...


Além disso, quanta confusao nao acontecera devido a ambiguidade causada por uma outra regra: acabaram-se os acentos que diferenciam algumas palavras, como para/para, pelo/pelo... Um exemplo claro de ambiguidade? Eleiçao para o Brasil.... Sem o acento, como saber se a eleiçao parou o Brasil ou se ela e feita para os brasileiros? E esse para que eu usei, e para de que? 


Tambem tiraram o acento da palavra feiura... Palavra feia, nao? Alias, tambem tiraram de circulaçao um outro acento muito fofo... O trema caiu... Que maravilha! Agora linguiça enguiça... E nao da pra saber se ela desenguiça ou se desiste e vai tomar sorvete muller... Alias, muller ainda tem acento, nao? Ou nao? Seria outra forma de chamar uma mulher? "O muller, vem ca!!"


Nao. Nao. E nao. Tava tudo direitinho, tudo bonitinho, tudo OK. Ai vem os caras e tentam unificar e pioram a situaçao... Nao nao nao! E elas entram em vigor em 2012... Desculpa, mas porque e que o mundo ai acabar nesse ano mesmo?


Enfim, sei que agora vou seguir apenas uma regrinha basica e bastante funcional: na duvida, nao acentue. E em protesto, nao acentue nada. Nádícá dé nádá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário