sábado, 16 de outubro de 2010

Eleição ou Guerra? Eis a questão.

Estou me sentindo no meio de um campo de batalha, sem para onde correr, e pensando o tempo todo: “Se correr o bixo pega, se ficxar o bixo come!”. Ou, pior ainda, tá parecendo que eu tou precisando comprar uma geladeira e estou no meio de uma disputa entre Eletroshopping X Insinuante, em que cada uma calunia, desqualifica e enfatiza os erros da outra. É assim que eu, e muitos outros cidadões, estamos nos sentindo em relação a disputa para a presidência, que vai ser decidida no segundo turno.

De um lado temos a Dilma, uma mulher “guerreira e inovadora” (e apoiada pelo Lula), do outro temos o Serra, um homem “experiente e qualificado”. Pelo menos é o que dizem. Mas quem disse que o importante é mostrar as qualidades do candidato ou as propostas de governo? O importante mesmo, para conseguir o trunfo da vitória, é baseado em: “Vote em mim, porque o outro candidato é pior do que eu.” Ponto final. E nós, cidadões, nos sentimos no vácuo.

No vácuo porque, antes, votávamos pelas propostas de governo para a melhoria do Brasil. Mas agora não sabemos nem direito quais elas são. Pois o que vem sendo esfregado nas nossas caras são os defeitos e erros cometidos pelos dois candidatos. É um desmerecendo as propostas do outro, fiquei chocada ao ver uma campanha da Dilma difamando o aumento de salário prometido pelo Serra. E depois quase tive um colápso ao ver a camapanha do Serra dizendo que a Dilma fica “se escorando” (não com essas palavras) em Lula para conseguir voto, e alegando que “as mulheres são independentes à muito tempo” (com essas palavras). Também é um questionando a biografia do outro, dizendo que o que o outro fez à 154876416549 de anos atrás foi errado, ou até dizendo que o seu adversário tem “aliados do mal”.

Cai entre nós, o mínimo que um eleitor pode ficar é louco. Primeiramente, louco por ser eleitor e, consequentimente, ser OBRIGADO A VOTAR (viva a democracia o//). Segundo, em quem confiar? No Serra? Na Dilma? No que a mídia fala? Quer um conselho, pergunte a uma parede, ela é mais fiel e sincera. Fazer o que, se o circo foi montado, e nós somos os palhaços!

É nessas horas que ter consciência dos seus atos é fundamental. Lembre-se que os candidatos estão usando todas as armas, mesmo que desonestas, para conseguir comandar o Brasil, e você também tem a sua: o Título; Não, não é para jogar na cabeça deles, mas sim para exercer o seu direito (dever? O.o) de votar. Vá lá, digite dois números e confirme. Mas não esqueça de ir, porque senão a Democracia pode mandar prender você. (;

Um comentário:

  1. Essas eleições estão mesmo tensas :/
    E o pior é que fazem propaganda do voto consciente, incentivando a analisar as propostas dos candidatos... Mas do jeito que tá agora, fica difícil...
    E viva a democracia!

    ResponderExcluir