quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dissertativo-argumentativo, vá para...

Já estou ficando traumatizada. Esse ano, vou ter que fazer 3 redações pra uma penca de vestibulares. Felizmente, falta só uma (felizmente?!), mas os efeitos nocivos desse troço chamado dissertativo-argumentativo já estão me afetando seriamente...

Desde pequenininha eu escrevo. Escrevo tanto que, só pra escrever, eu passava capítulos de desenho animado para textos escritos, transcrevendo falas e tudo, e olhe que eu tinha no máximo 8 anos! Ou seja, sempre tive jeito pra escrever histórias, apesar de nunca terminar (estou na página 20 de uma e empanquei. De novo ¬¬). E, talvez por ter essa "veia literária" (apesar de não me dar bem com literatura), nunca gostei desses textos com cara de pronto. Sabe, aqueles que parecem vindos de receita de bolo: introdução certinha, cheio de conectivos, colocando dois argumentos, parágrafos sem períodos únicos... Toda essa baboseira de textos de escola.

Então, nos meus textos, eu SEMPRE dava algum jeito de, sutilmente, fugir do certinho, fazendo títulos doidos, comparações doidas, argumentos doidos e etc. E assim foi... E foi... E foi...

Até que, do nada, quando eu resolvi escrever um texto, PAM! Eles estava daquele jeito! Com TUDO CERTINHO!!! Com carinha de texto escrito pra vestibular, com articulações e todas as frescuretes. Droga. Eles me pegaram ¬¬...

Quer saber de uma coisa? Apaguei tudinho. TÔ REVOLTADA!! Eles ficam jogando um monte de coisas na cabeça da gente e a gente perde a criatividade pra fazer o que a gente realmente gosta. Tenho certeza que se deixassem, muitos textos realmente BONS sairiam nos vestibulares, e não aqueles todos politicamente certinhos. Muita gente escreveria parágrafos únicos que seriam bem melhorem que muitos parágrafos compostos. Ou que escreveria uma poesia com muito mais nas entrelinhas do que muito texto deixa explícito. Ou, ainda, muita narrativa que falaria bem melhor de temas filosóficos do que algumas palavras que tentam falar do subjetivo de forma objetiva. Muita gente daria um banho nesses caras que se acham os tais por mandarem um aluno escrever um texto dissertativo, mas que não entendem nada de como é escrever.

Como disse Tay, eu tô cansada. Aliás, MUITO cansada dessa burocracia idiota que a gente enfrenta. Cansada de períodos, vírgulas e conectivos. E só tenho algo a dizer: você, texto dissertativo-argumentativo, vá se!!!

Você escolhe: com rima ou sem rima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário