quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ENEM: que beleza...

Matemática pode ser BEM simples...
Acho que quase todo mundo, principalmente os principais "envolvidos", sabe que daqui a dois dias será realizado o ENEM... Um monte de jovens do Brasil inteiro irá às urnas a salas de aulas decidir o futuro da nação de sua carreira. Sou um deles. E estou calma. Só o meu pavio diminuiu um tiquinho (tá do tamanho de uma formiga atualmente), mas se ninguém inventar de tacar merda no ventilador fogo e me deixar p da vida, tudo ok... Acho...

No início até fui meio contra o ENEM. Não por ser um sistema ruim de avaliação, (acho, pelo contrário, seu sistema muito bom, por forçar o aluno a ENTENDER e não DECORAR), mas por ter sido implantado muito encima da hora: decidiram mudar e não deram tempo de ninguém se preparar devidamente. Inclusive eles próprios, organizadores, não se prepararam direito. Resultado: a prova vazou. Sem contar que a aplicação da prova em si foi desorganizada (não fiz, mas sempre ouço comentários, em geral, negativos). Não terminando a festa da catástrofe, os alunos ainda deveriam se matricular para uma faculdade e acompanhar o processo, torcendo para que a nota dê e que o site PERMITA a inscrição (sites muito acessados deveriam ter um servidor  que suportasse).

Prova? Quando?!
Apesar de todas essas complicações, acho que fui me acostumando com a ideia desse novo vestibular. Afinal, é uma prova mais simples e me estressaria menos (acho). Fui me acostumando até que veio a novidade bombástica: nada de lápis, borracha e relógio... PUTZ!! Onde eles estão com a cabeça?! A gente vai fazer 45 questões de matemática sem usar lápis!! Além de física e química, que podem dar trabalho com fórmulas e reações! Sem lápis? Tirou o direito do aluno errar (e tentar consertar o erro)! Bom, talvez justifiquem que é para preparar o aluno para o futuro, afinal, é fato que há concursos em que é permitido apenas o uso de caneta. Mas devo supor que tais concursos sejam de áreas que não envolvam contas, certo?   Ou, quem sabe, que não envolvam grandes produções textuais: dá pra escrever um comentário direto na caneta, mas um texto completo, não.

Colar: você não está fazendo isso direito.
Mas essa não foi a justificativa apresentada pelo INEP, eles não queriam nos "preparar para o futuro" (na dúvida sobre o que dizer pra um jovem te obedecer? Diga que é para o futuuuro...). É simples: evitar fraudes. Evitar fraudes. EVITAR FRAUDES!!! PUTZ²!! "Você pode escrever algo na prova e depois apagar." (e o cara descobre o mundo!) Ok. Se o problema é "escrever uma fila na prova", devo dizer uma coisa: se o cara escreveu uma fila na prova é porque quando recebeu a prova ele SABIA o assunto/fórmula/gabarito. Ou seja, estava no cérebro dele e, que eu saiba, devemos levar informações justamente nesse lugar para fazer a prova, não é? Agora se o problema é passar fila pro CONCORRENTE do lado/atrás/frente, tenho apenas uma palavra: CONCORRENTE.Com todo respeito, SÓ SENDO TAPADO PRA DAR FILA A C-O-N-C-O-R-R-E-N-T-E! Não sou hiprócrita em dizer que temos que sair pisando em todo mundo, sei muito bem que quando a pessoa é alguém que a gente conhece, mesmo estando disputando por uma mesma vaga, há um desejo de que ela passe e a gente tende a dar uma forcinha. Mas passar fila pra um desconhecido? Como diria Felipe neto, não faz sentido. Ah!! Agora entendi!! Eles estão querendo evitar que o aluno chegue lá com aqueles lápis com a tabuada! Afinal, calcular a raíz de pi é facílimo com uma...

Quanto aos relógios, talvez seja mais justificável a tentativa de evitar fraudes. A tecnologia avançou tanto que tenho até medo: vai que do nada sai um canhão a laser de um relógio? Ou, pior: um DVD player tocando Justin Bieber :O!!! Então, faz todo sentido bloquearem a entrada de relógios COM envio de dados, calculadoras etc. Mas bloquearam por inteiro a entrada dos relógios, pois não conseguiriam verificar todos os que entrassem no prédio. Se não conseguem, PROBLEMA DELES!! Tá, nem tanto, tem pessoas que vão só pra provocar, fato. E como todos pagam pelos trolls... Não levar o relógio não é o problema. O problema é a falta dele na prova. Não entendeu? Pois bem: Não são só relógios de pulso que marcam o tempo, relógios de parede também marcam. E um desses dá o tempo para todos da sala. E marcar o tempo é fundamental na prova, pois, só relembrando, são 90 questões em QUATRO HORAS!! E nós, alunos, temos a certeza de que vamos contar com esses relógios? NÃO. E ainda tem a cara de pau de mandar que doemos relógios para as escolas... Ora droga, só falta agora mandarem que os próprios alunos façam a prova. Pra "cortar gastos"... Aff... E graças a tirar o relógio dos pulsos (e não colocar nas paredes), vamos ter que encarar a prova com os fiscais falando as horas. Desconcentrar? Imagina...

Ok. O ENEM não dá motivos pra ser aceito: simplesmente é imposto goela abaixo e pronto! Vire-se para fazer divisões de caneta e para usar o sol da janela com relógio solar. Mas, agora, só invadindo o INEP para mudarem alguma coisa, então só nos resta relaxar e desabafar para fazer uma boa prova. E, para todos que, como eu, vão fazer esse teste de resistência nesse fim de semana, "força na peruca" e boa prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário